Início
Temas
Artigos
Contato
Por que os introvertidos são ótimos líderes?
Você sabia que cerca de
65%
dos executivos seniores veem a introversão como uma “barreira à liderança”, e apenas 6% acreditam que os introvertidos têm o que é preciso para gerenciar uma equipe de sucesso.
Muitas empresas têm a uma visão que para ser um bom líder a pessoa tem que ser (extrovertida, sociável, um especialista em rede).
Mas, se você é um introvertido, tenho boa notícias. Cada vez mais autores como Susan Cain e Jennifer Kahnweiler, no livro:
Líder Introvertido
, estão nos ajudando a entender as forças e o poder únicos dos introvertidos.
Em um mundo cada vez mais complexo, incerto e ambíguo e com rápidas mudanças, precisamos de líderes calmos e pensativos, cuja capacidade de concentração é absolutamente necessária para as equipes.
Os principais traços para o sucesso de um líder
Centenas de estudos ao longo de mais de um século tentaram identificar o que faz um bom líder – neste estudo realizado com
300 mil líderes empresariais
chegaram as 10 principais características.
1. Inspira e motiva os outros
2. Apresenta alta integridade e honestidade
3. Resolve problemas e analisa problemas
4. Drives para resultados
5. Comunicação clara
6. Constrói relacionamentos
7. Exibe experiência técnica ou profissional
8. Exibe uma perspectiva estratégica
9. Desenvolve outros
10. Inova
Percebe, que nenhum destes traços parece estar em desacordo com a natureza dos introvertidos – porque não tê-los como líderes?
Neste artigo, a
the hustle
, trouxe os principais mitos sobre liderança introvertida.
Mito 1: Introvertidos evitam papéis de liderança
Muitos profissionais me dizem que não querem ser líderes, por serem introvertidos. Eu sempre digo, e desenvolvo com uma pergunta.
O que você me disse é uma verdade absoluta?
Introvertidos surgiram como líderes em todas as áreas, vejamos alguns exemplos:
Michael Jordan, um introvertido, é sem dúvida a maior estrela do esporte na história;
Audrey Hepburn foi uma das atrizes mais proeminentes de Hollywood;
Mahatma Gandhi liderou uma das maiores revoluções da história indiana.
Um quarto de todos os presidentes dos EUA - incluindo Thomas Jefferson, Abe Lincoln e Barack Obama - eram introvertidos.
No mundo dos negócios, alguns dos mais bem-sucedidos fundadores, inventores, investidores e tecnólogos são introvertidos, incluindo Bill Gates, Warren Buffett e Mark Zuckerberg.
Bill Gates, em um discurso disse:
"Acho que os introvertidos podem fazer muito bem. Se você for esperto, pode aprender a obter os benefícios de ser introvertido."
Ou seja, as características introvertidas podem, na verdade, ser enormes forças em uma capacidade de liderança.
Mito 2: Os introvertidos não têm as “habilidades pessoais” para liderar
Muitos profissionais de negócios associam “habilidades pessoais” a “carisma” e carisma com liderança eficaz.
Embora os líderes introvertidos não sejam tão extrovertidos quanto os líderes extrovertidos, eles estão mais atentos a detalhes emocionais e a detalhes sensoriais.
Pesquisas mostram, que os introvertidos sentem mais fluxo sanguíneo nos
lobos frontais e no tálamo
- áreas do cérebro que lidam com processamento interno e solução de problemas. Isso lhes oferece uma vantagem no trabalho por meio de situações pessoais complexas em equipes pequenas.
Mito 3: Introvertidos não sabem se comunicar
A introversão é erroneamente confundida com timidez. Introversão e timidez não são a mesma coisa; introvertidos podem se relacionar bem com as pessoas, falar bem em público, são bons comunicadores e sabem engajar seu público tanto quanto extrovertidos.
O que determina se uma pessoa é introvertida ou extrovertida, na verdade, é o modo como ela adquire e recarrega suas energias.
Extrovertidos sentem uma necessidade de estarem em convívio social para se munirem de motivação, precisam conversar e compartilhar com as outras pessoas.
Introvertidos preferem se afastar disso tudo, gostam mesmo é de estarem sozinhos, na verdade ter de interagir muito, de maneira aleatória, suga a energia dessas pessoas.
Uma pesquisa mostrou que os introvertidos usam
uma linguagem
mais
concreta e precisa
ao descrever as coisas. Eles podem levar mais tempo para contribuir, mas quando se manifestam, garantem que suas contribuições sejam bem desenvolvidas e valiosas.
Mito 4: os introvertidos não colaboram
Embora os introvertidos geralmente prefiram trabalhar sozinhos, eles também são excelentes em trabalhar em prol de uma meta colaborativa - especialmente em um ambiente dinâmico e imprevisível, como uma empresa iniciante.
Um
estudo de Harvard
descobriu que, embora os extrovertidos tenham se destacado em liderar equipes passivas (funcionários que simplesmente seguem comandos), eles eram muito menos eficientes em liderar equipes “proativas”, onde todos contribuem com ideias.
Os introvertidos são mais eficazes que os extrovertidos em liderar equipes proativas porque não se sentem ameaçados por contribuições colaborativas, são mais receptivos às sugestões e ouvem com mais atenção.
Algumas dicas para líderes introvertidos
Os introvertidos podem ser líderes excepcionais, desde que aproveitem as suas características.
Reuni algumas dicas:
1-)Seja sincero: não tente ser extrovertido ou forçar-se a ser mais extrovertido.)
2-)Otimize para relacionamentos mais profundos (ao invés de amplos): Eu preciso conhecer alguém muito bem para me sentir à vontade para perguntar as coisas deles, e, finalmente, esses relacionamentos acabam sendo mais recompensadores, tanto pessoalmente como profissionalmete.2
3-)Seja claro sobre o seu processo de pensamento: os introvertidos armazenam pensamentos por um longo tempo antes de falar; -
4-)Certifique-se de tornar seu processo transparente.
5-)Você oferece um ponto de vista único, transforme toda sua escuta e observação em sugestões acionáveis.
Início
Temas
Artigos
Contato
Site original e exclusivo feito pela