Você já se sentiu em estado de paralisia? Já se sentiu inseguro com alguma entrega que tenha que fazer? Já achou não ser merecedor de uma promoção? Ou então não se sentiu capaz de iniciar um projeto novo? Já se pergunto se conseguirá entregar o resultado esperado para os seus clientes? Este fenômeno costuma estar presente em momentos de transição ou quando nos deparamos com um novo desafio. Geralmente, costuma vir acompanhado de uma carga tremenda de ansiedade e insegurança. É muito comum tanto em jovens no início de carreira como em profissionais mais experientes - que não sabem lidar muito bem com críticas e com eventuais falhas. Falo de um fenômeno conhecido como a Síndrome do Impostor. Segundo um estudo realizado pela psicóloga Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, nos Estados Unidos, esta condição atinge, em média, 70% dos profissionais bem-sucedidos - na maior parte mulheres.
Qualquer líder vai concordar que gerir pessoas, para alavancar a produtividade na empresa não é das tarefas mais fáceis. Gerenciar pessoas é uma tarefa extremamente desafiadora, mesmo para quem já tem alguma experiência. Este artigo vai te ajudar a lidar melhor com estes desafios Pensando nisto, a Harvard Business Review, braço editorial da Harvard Business Publishing, oferece dez melhores artigos da revista, de um período de quase 30 anos, que resultou no livro: Gerenciando Pessoas.
Você já questionou como é possível alcançar resultados efetivos mantendo uma liderança humanizada com sua equipe? Dados da Gallup mostram que organizações com uma abordagem mais humanizada têm 21% mais lucratividade em comparação àquelas que negligenciam esse aspecto. No entanto, alcançar esse equilíbrio é uma jornada repleta de desafios. Se você considera isso um desafio significativo para líderes em organizações, então este artigo é imperdível para você.
Para quem não conhece, TEDx ou TED Talks são conferências de até 20 minutos que têm como objetivo principal difundir assuntos interessantes (e inovadores) e propagar boas ideias. Esses circuitos de palestras acontecem em diversos países e trazem pessoas renomadas para falar brevemente sobre suas experiências e seu trabalho. Separamos 7 TED talks para você aproveitar no feriado.
Inteligência emocional tem se mostrado cada vez mais crucial no contexto do mundo corporativo e nas dinâmicas de liderança e trabalho em equipe. Compreender e gerenciar as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, é fundamental para o sucesso de líderes e equipes em um ambiente de trabalho cada vez mais complexo e interconectado. A inteligência emocional capacita líderes a tomar decisões mais conscientes e empáticas, a motivar e inspirar seus colaboradores, além de construir relacionamentos sólidos e saudáveis. Da mesma forma, equipes que cultivam a inteligência emocional são capazes de desenvolver uma comunicação eficaz, lidar com conflitos de forma construtiva e alcançar um alto nível de colaboração e desempenho. Afinal, Existem exercícios para isso? Será que ela é realmente responsável por 80% do sucesso na vida? Como ela pode contribuir para o meu desenvolvimento? Vamos conhecer um pouco mais neste artigo.
Você já experimentou a sensação de ser parte integrante de algo significativo no seu local de trabalho? O sentimento de fazer parte de um grupo é crucial para o êxito e a satisfação dos funcionários em qualquer organização. Ao nos percebermos como membros essenciais de um time, nossa produtividade, envolvimento e motivação para atingir resultados notáveis aumentam. Mas, como podemos estimular e intensificar essa noção de pertencimento nas empresas?
Você é a pessoa que todos procuram? Imagine o seguinte dilema: um colega de trabalho de outra área pede ajuda e você vai lá e acata. Os 10 a 15 minutos do seu tempo que o seu colega solicitou se transformam em mais de uma hora. Você se sente bem em ajudar, mas também se sente mal: você poderia ter usado esse tempo em um trabalho importante que precisava ser concluído. Agora você está mais atrasado. Já aconteceu isso com você? Afinal, como aprender a dizer não com elegância? O legal disso, é que há uma maneira produtiva de sair desta situação: aprenda a dizer não com equilíbrio e com elegância. São algumas técnicas que eu mesmo utilizo no meu dia-a-dia e outras do autor Damon Zahariades.
Você sabia que cerca de 65% dos executivos seniores veem a introversão como uma “barreira à liderança”, e apenas 6% acreditam que os introvertidos têm o que é preciso para gerenciar uma equipe de sucesso. Muitas empresas têm a uma visão que para ser um bom líder a pessoa tem que ser (extrovertida, sociável, um especialista em rede). Mas, se você é um introvertido, tenho boa notícias. Cada vez mais autores como Susan Cain e Jennifer Kahnweiler, no livro: Líder Introvertido, estão nos ajudando a entender as forças e o poder únicos dos introvertidos.
Qual é a maior causa de pedidos de demissão em grandes empresas e organizações? Seria o seu trabalho? Salário abaixo do mercado? Aparentemente não. Segundo estudo da consultoria BambooHR, 44% dos pesquisados alegam ter pedido demissão por causa de um “chefe tóxico”. Outra pesquisa realizada na revista exame, aponto que 92% do Líderes não sabem dar feedback aos seus liderados ou pensam que sabem. A falta de feedback, pode deixar os colaboradores confusos, desmotivados, desengajados, irritados, desmoralizados. Isso faz com que muitas empresas percam grandes talentos. Agora o feedback bem aplicado, estruturado, com foco no desenvolvimento de comportamentos limitantes, pode fazer com que os colaboradores se sintam, claros, apreciativos, motivados e ouvidos. Nós ensinamos feedback nos meus programas de desenvolvimento de Líderes, vejo que muitos superestimam sua habilidade e subestimam sua importância. Eu compartilho agora os 17 maiores erros que líderes cometem ao dar feedback.
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