Você é a pessoa que todos procuram?Imagine o seguinte dilema: um colega de trabalho de outra área pede ajuda e você vai lá e acata. Os 10 a 15 minutos do seu tempo que o seu colega solicitou se transformam em mais de uma hora. Você se sente bem em ajudar, mas também se sente mal: você poderia ter usado esse tempo em um trabalho importante que precisava ser concluído. Agora você está mais atrasado. Já aconteceu isso com você?Pouco tempo depois, outro colega, chega com um pedido semelhante, como você é conhecido como uma “pessoa legal”, vai lá você e perde mais de uma hora de trabalho. O que acontece? Sim, você agora está ainda mais atrasado.Esse dilema, uma cliente minha, que acabou de assumir um cargo de liderança relatou, por incrível que pareça é um dilema, mas muito comum que líderes e profissionais vivenciam, em muitos casos isso se torna um padrão, você é a pessoa conhecida como a que sempre faz favores para os outros, lógico, você quer ser visto como uma pessoa gentil.O que eu sempre falo, em muitos casos, quando você diz sim para outra pessoa, você diz não para você mesmo.Afinal, como aprender a dizer não com elegância?O legal disso, é que há uma maneira produtiva de sair desta situação: aprenda a dizer não com equilíbrio e com elegância. São algumas técnicas que eu mesmo utilizo no meu dia-a-dia e outras do autor Damon Zahariades.O seu tempo é valiosoSe você não cuida do seu tempo e prioridades, ninguém mais o fará. Empenhe-se nas suas tarefas antes de cuidar dos problemas dos outros.Deixar de fazer isto, poder ser bem destrutivo para a sua rotina. Se você passa a maior parte do seu tempo ajudando os outros, deixando de atender às suas próprias necessidades, vai acabar cansado, irritado e abatido, sem perceber, você irá se auto sabotar.Desta forma você não vai mais ser capaz de ajudar ninguém, inclusive você mesmo. A regra básica é auto respeito, cuidar primeiro de você.Uma vez supridas as suas necessidades, ajude os demais com bom senso e nunca em seu detrimento, pelo menos não sem mensurar as implicações disso.Seja honesto e educadoQuando precisar dizer não para alguém, procure sempre ser honesto e evitar falar de maneira ríspida e grosseira. Evite inventar desculpas e seja o mais transparente possível. Assim, você dirá não com elegância.Barre a necessidade de agradarQuando sentimos medo do que as outras pessoas vão pensar, acabamos nos aprisionando. É muito importante barrar esta tendência e perceber que não vale a pena ficar dependente dos pensamentos alheios.Como tudo na vida, é um exercício, com a prática isso vai se tornar um hábito e você perceberá os benefícios.Cuide de vocêVocê cuida de si mesmo? Ou será que se preocupa tanto com as outras pessoas que acaba esquecendo de você?É importante que você pare por um momento e reflita sobre isso. Passe a se dar a devida importância e cuide melhor de si mesmo.Afinal, como você vai ajudar as pessoas, se você não está bem consigo mesmo?Não se sinta culpado Sem dúvida alguma, o sentimento de culpa é uma enorme de uma autossabotagem. É muito importante barrar esse sentimento quando você precisar dizer não. Lembre-se: você tem todo direito em recusar algo que você não se sinta confortável em fazer. Quem disse que você precisa dizer sim para tudo? Saber dizer sim também é importante A ideia central deste texto, não é para você sair dizendo não para tudo. Saber dizer não com elegância é igualmente importante como dizer sim também é! Como tudo na vida, é importante desenvolver o equilíbrio, buscar critérios para identificar qual o melhor lado você deve ir. Dica: Não deixe de exercitar sua empatia, altruísmo e seu senso de colaboração. Por que você é incapaz de dizer não As pessoas têm dificuldade em dizer não por várias razões segundo Zahariades: Evitar ofender as pessoas Evitar decepcionar as pessoasEvitar parecer egoístaAjudar os outrosTrabalhar a baixa autoestimaFazer com que os outros gostem de vocêParecer valiosoEvitar perder oportunidadesEvitar conflitosComo dizer não com elegânciaTenha em mente que dizer sempre sim pode afetar você negativamente. Utilize as estratégias a seguir, que eu inclusive tenho feito, para ajudar a quebrar este seu hábito:
Seja direto – Quando as pessoas pedem favores que você não quer fazer, diga não sem desculpas ou equívocos. Seja direto e honesto.
Não “fique embromando” – A embromação apenas mantém o solicitante em cima de você e faz você parecer indeciso. Enrolar as pessoas é muito desrespeitoso. Dar uma resposta imediata mostra mais consideração do que ficar embromando.
Substitua “não” por outra palavra – Você pode comunicar a ideia do “não” sem utilizar a palavra em si. Suavize o golpe com frases diferentes, por exemplo: “Eu gostaria de ajudar, mas estou sobrecarregado com esse projeto agora.”
Resista ao impulso de se desculpar – Desculpas inventadas raramente enganam, por exemplo, “Eu não posso ajudar você a se mudar amanhã porque dei um jeito nas costas”. Inventar desculpas diminui você e alimenta o seu medo de conflito. Em vez disso, simplesmente diga não. Honestidade é a melhor política.
Evidencie a sua decisão – Quando alguém lhe pede para fazer algo e você diz “não posso”, quase sempre – verdade seja dita – você poderia. Se preferir, quando disser não, dê um motivo, porém verdadeiro.
Diga para procurarem você mais tarde – Pedir a alguém para voltar mais tarde, quando você vai ter tempo de pensar melhor na solicitação, não constitui uma embromação. Esta é uma resposta perfeitamente razoável e coloca a pressão onde deveria estar – no solicitante.
Evite mentir sobre a sua disponibilidade – Você está no controle da sua vida, ou é o solicitante responsável pela sua vida? É você quem está no comando. Pelo menos deveria. Isto significa que você não precisa mentir se não quiser fazer algo. E você não precisa se sentir responsável pelas reações negativas das outras pessoas; são reações individuais e não têm nada a ver com você.
Ofereça uma estratégia alternativa – Se possível, nunca deixe um solicitante na mão. Se você não puder fazer ou não for fazer o que lhe é solicitado, sugira uma opção diferente, talvez recomendando outra pessoa.
Descreva a sua falta de disponibilidade – Uma ótima maneira de dizer não é detalhando as atividades da sua agenda lotada para demonstrar que você realmente não tem tempo para ajudar.
Mostre-se decidido – Os solicitantes insistentes não aceitam um não como resposta, mas não ceda à pressão destas pessoas. Caso contrário, um solicitante agressivo vai aparecer e tirar o seu sossego até que você dê um sim. Reverta a situação dizendo, por exemplo, “Eu sei que você não gosta de ouvir um não e a sua tendência é ser bem insistente. Mas não adianta, eu não vou mudar de ideia”.
Seja cortês – Nunca seja rude com um solicitante, mesmo que a pessoa seja rude. A sua falta de civilidade pode ter repercussões mais tarde. É possível ser cortês e assertivo ao mesmo tempo.
Diga não para certas áreas – Você talvez tenha experiência adicional fora da descrição da sua função. Crie a regra geral – e certifique-se de que todos saibam disso – de que você não pode ajudar ninguém nesta área extra. Dessa forma, você não precisa recusar nenhuma solicitação pessoal específica.
ConclusãoSe você se identificou muito com o texto e possui muita dificuldade para dizer “não”. Uma dica que sempre dou para os meus clientes, comece por onde é mais fácil, com pequenas recusas e pratique até chegar às grandes.Por exemplo, diga ao garçom em um restaurante: “Não, eu não quero sobremesa, obrigado”.Quando se sentir confortável com os pequenos nãos, mude para os nãos de tamanho médio e, eventualmente, para os nãos mais significativos.Ao fazer isso, você vai notar uma nova dinâmica ao interagir com seus amigos e colegas: eles vão deixar de incomodar você com os seus pedidos constantes.“Se você não priorizar a sua vida, alguém o fará.” – Greg McKeown.E você também tem dificuldade de dizer Não?